Desde sempre viu a sua vida ligada ao desporto. Atleta federado, competiu em várias modalidades, chegando a fazer do ténis uma profissão, tirando o curso de nível 1 da Federação Portuguesa de Ténis, de forma a poder dar aulas, ao mesmo tempo que completava a licenciatura em Gestão de Empresas. Nos dias de hoje, apesar da agenda profissional preenchida, mantém uma rotina desportiva diária, tendo incutido desde cedo o gosto pelo desporto nos seus três filhos. A sua experiência enquanto atleta e gestor, ajuda a explicar as origens e o porquê da aposta no lançamento de um projecto como a Academia dos Champs.
O seu percurso profissional ofereceu-lhe experiências diversas nos sectores do turismo e indústria agroalimentar, depois de ter visto o desporto consolidar-lhe os pilares fundamentais da sua formação – tanto a nível pessoal como profissional –, acumulando experiência em matérias de gestão na área do desporto. Também ele com formação de nível 1 de treinador pela Federação Portuguesa de Ténis, concluiu a licenciatura em gestão de empresas turísticas e hoteleiras, reforçada mais tarde com a pós-graduação em Gestão de Empresas. Pai de três de filhas, também elas partilham a sua enorme paixão pelo desporto. Na Academia dos Champs, entrou para o projecto com vista a reforçar o presente para alicerçar o futuro, tendo o condão de “conhecer todos” os alunos pelo nome próprio.
Licenciada em Direito, com mestrado em Direito do Desporto, foi atleta de alta competição na modalidade de jet-ski, conquistando inclusivamente resultados de destaque no panorama europeu. Para além dos motores (e mais recentemente a maternidade), também o ténis se cruzou na sua vida de atleta, mas foram os valores e princípios do desporto, como a resiliência, disciplina e responsabilidade, que marcaram a sua evolução enquanto pessoa – fazendo por aplicar esses pilares em tudo o que se envolve. Em termos profissionais, o passado recente levou-a ao universo da organização de eventos desportivos, primeiro no ténis (Open da Austrália e Estoril Open) e depois na vela (Volvo Ocean Race), conciliando sempre um papel activo em diversos projectos sociais.
Jogou ténis pela primeira vez com 7 anos, e desde então “nunca” mais largou a modalidade, fosse em Portugal – onde chegou a integrar as selecções de sub-16 e sub-18, para mais tarde ser treinador em Lisboa, Cascais, Algarve, Santarém, Torres Novas e Marinha Grande. Pelo meio, arranjou tempo para ser um dos mais bem sucedidos “emigrantes” do ténis português, tornando-se num dos mais conceituados árbitros internacionais de ténis – desbravando caminho para que outros, como Carlos Sanches, Carlos Ramos e Mariana Alves, igualmente bem sucedidos, lhe seguissem os passos. Finais de Grand Slam, Taça Davis, Fed Cup, Jogos Olímpicos, ATP Tour e WTA Tour, fazem parte de um extenso currículo que, a partir de Setembro de 2019, passou também a incluir a Academia dos Champs. No projecto, assume a coordenação da área técnica e formação, sendo um precioso activo para servir de exemplo aos nossos campeões.
Licenciado em Comunicação Social, o desporto sempre teve presença constante na sua vida. Primeiro com o basquetebol no desporto escolar, mais tarde a solo, enquanto praticante “intensivo” de ténis. Desse universo foi recolhendo valores importantes de trabalho em equipa, companheirismo, respeito pelo próximo e disciplina, os quais procura aplicar no dia-a-dia pessoal e profissional. Num passado não muito distante, viveu mergulhado na organização de eventos desportivos (do ténis ao golfe, passando pelo ciclismo e vela). Actualmente – para além de pai de duas filhas, nas quais procura incutir o gosto pelo desporto, música, e claro os estudos –, distribui o seu tempo entre colaborações regulares ligadas ao universo das raquetes de ténis (Sport TV e Federação Portuguesa de Ténis) e aquela que considera ser “a grande aventura da sua vida” – a Academia dos Champs.
Licenciado em Gestão de Empresas, a cada dificuldade enfrentada, vislumbra sempre uma oportunidade para aplicar o conhecimento adquirido ao longo dos anos. E é por via do desporto (corrida e natação) que encontra um forte aliado para vencer os desafios pessoais e profissionais – fazendo por passar esse exemplo aos dois filhos. Por isso, é muito frequente vê-lo aplicar princípios tão importantes no desporto, como a perseverança, a humildade, a solidariedade, nas mais variadas facetas do seu dia-a-dia. Na Academia dos Champs, o seu trabalho é também de uma especificidade técnica ímpar, neste caso com o cumprimento de todas as obrigações legais (e não só) inerentes à actividade que prestamos no terceiro sector.