ANTÓNIO CHAMPALIMAUD

Mentor do Projecto

Desde sempre viu a sua vida ligada ao desporto. Atleta federado, competiu em várias modalidades, chegando a fazer do ténis uma profissão, tirando o curso de nível 1 da Federação Portuguesa de Ténis, de forma a poder dar aulas, ao mesmo tempo que completava a licenciatura em Gestão de Empresas. Tendo desenvolvido um percurso profissional estável e bem sucedido, é em certa medida esse sucesso que ajuda a explicar as origens e o porquê da aposta no lançamento de um projecto como a Academia dos Champs. Nos dias de hoje, para além de uma agenda profissional preenchida, mantém uma rotina desportiva diária, tendo incutido desde cedo o gosto pelo desporto nos seus três filhos.

FRANCISCO ALVIM

O seu percurso profissional ofereceu-lhe experiências diversas nos sectores do turismo e indústria agroalimentar, depois de ter visto o desporto consolidar-lhe os pilares fundamentais da sua formação – tanto a nível pessoal como profissional –, acumulando experiência em matérias de gestão na área do desporto. Também ele com formação de nível 1 de treinador pela Federação Portuguesa de Ténis, concluiu a licenciatura em gestão de empresas turísticas e hoteleiras, reforçada mais tarde com a pós-graduação em Gestão de Empresas. Pai de três de filhas, também elas partilham a sua enorme paixão pelo desporto. Na Academia dos Champs, entrou para o projecto com vista a reforçar o presente para alicerçar o futuro, tendo o condão de conhecer todos os alunos pelo nome próprio.

RICARDO RODRIGUES

O passado enquanto desportista foi feito no futebol de 5, no qual viveu por dentro a experiência dos impactos positivos que o desporto tem na formação de um indivíduo, tanto a nível pessoal como social. Licenciado em Gestão de Empresas, acumula quase perto de 30 anos de experiência no sector financeiro – ao mesmo tempo que se sente fortemente motivado para a acção social e projectos que promovam o bem comum. Pai de cinco filhos, alguns já desportistas, a prática desportiva regular continua a ser um dos pilares do seu modo de vida, dedicando especial atenção à exigente disciplina do triatlo.

RICARDO LOURO

Licenciado em Gestão de Empresas, a cada dificuldade enfrentada, vislumbra sempre uma oportunidade para aplicar o conhecimento adquirido ao longo dos anos. E é por via do desporto que encontra um forte aliado para vencer os desafios pessoais e profissionais – fazendo por passar esse exemplo aos dois filhos. Por isso, é muito frequente vê-lo aplicar princípios tão importantes no desporto, como a perseverança, a humildade, a solidariedade, nas mais variadas facetas do seu dia-a-dia.

INÊS ABREU

Licenciada em Direito, foi atleta de alta competição na modalidade de jet-ski, conquistando inclusivamente o título de campeã da Europa. Para além dos motores, também o ténis se cruzou na sua vida de atleta, mas foram os valores e princípios do desporto, como a resiliência, disciplina e responsabilidade, que marcaram a sua evolução enquanto pessoa – fazendo por aplicar esses pilares em tudo o que se envolve. Em termos profissionais, o passado recente levou-a ao universo da organização de eventos desportivos, primeiro no ténis (Open da Austrália e Estoril Open) e depois na vela (Volvo Ocean Race), conciliando sempre um papel activo em diversos projectos sociais.

PEDRO CARVALHO

Licenciado em Comunicação Social, o desporto sempre teve presença constante na sua vida. Primeiro com o basquetebol no desporto escolar, mais tarde a solo, enquanto praticante “intensivo” de ténis. Desse universo foi recolhendo valores importantes de trabalho em equipa, companheirismo, respeito pelo próximo e disciplina, os quais procura aplicar no dia-a-dia pessoal e profissional. Num passado não muito distante, viveu mergulhado na organização de eventos desportivos (do ténis ao golfe, passando pelo ciclismo e vela). Actualmente – para além de pai de duas filhas, nas quais procura incutir o gosto pelo desporto, música, e claro os estudos –, distribui o seu tempo entre colaborações regulares ligadas ao universo das raquetes de ténis (Sport TV e FPT) e aquela que considera ser “a grande aventura da sua vida” – a Academia dos Champs.

PROFESSORES